Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

CDCT

Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), pertencente ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), foi criado em 2001 para alavancar as políticas de ciência e tecnologia em saúde do Estado. Suas atividades são desenvolvidas através da execução de projetos científicos para gerar conhecimento e tecnologia, a fim de auxiliar no enfrentamento de grandes problemas de saúde, redução da dependência de produtos importados e aumento do acesso da população a exames de alta complexidade.

São atribuições do CDCT:

- Formação e capacitação de profissionais para a pesquisa e aplicação de tecnologias científicas para a resolução de problemas de saúde pública;
- Desenvolvimento de projetos científicos que visem o aumento do conhecimento sobre doenças e a transmissão de patógenos;
- Obtenção de novos testes e procedimentos para diagnóstico;
- Criação e implantação de critérios e padrões de avaliação e certificação de tecnologias sanitárias;
- Prestação de serviços de análises diagnósticas por DNA e testes de apoio a ações de interesse em saúde pública.

O CDCT desenvolve atividades em três áreas: PESQUISA, TECNOLOGIA e SERVIÇOS. O trabalho realizado no Centro tem sido referência de informações sobre agravos de alto impacto em saúde do sul do país como HIV e tuberculose. A capacidade tecnológica do Centro tem sido amplamente disponibilizada à população pela realização de testes genéticos de análise de DNA permitindo um maior acesso a métodos modernos com redução de tempo de espera e custos destes exames.

A estrutura do CDCT é composta de laboratórios equipados para desenvolver e realizar técnicas genéticas de última geração.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde