Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Tecnologia

Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT)

O Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) tem realizado atividades de pesquisa e desenvolvimento de metodologias e produtos para a saúde para fazer frente às demandas da saúde pública colaborando fortemente para a redução da dependência tecnológica.

O CDCT desenvolve insumos para a saúde tais como kits de diagnósticos de doenças infecciosas e genéticas, através da identificação de DNA/RNA como hepatites, tuberculose, fibrose cística e outras. Esses métodos de diagnóstico, depois de testados através de estudos de validação, podem ser disponibilizados para a população no serviço de diagnóstico.

Os projetos são elaborados atendendo as prioridades da área da saúde. Estes projetos, na maioria, geram novas tecnologias e a sua execução possibilita a formação de profissionais. O CDCT, após validar suas metodologias, também faz treinamentos que permitem a implantação dos métodos no sistema de saúde. As novas metodologias podem ser patenteadas e a tecnologia repassada para o setor público ou privado.

Fluxo de funcionamento das pesquisas
Fluxo de funcionamento das pesquisas

Conteúdos relacionados

Centro Estadual de Vigilância em Saúde