Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Documentos

Política Nacional de Vigilância em Saúde

Relatório Final da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde 2018

Resolução Nº 588, de 12 de julho de 2018 - Conselho Nacional de Saúde

A Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), com propostas discutidas na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, é um documento norteador do planejamento das ações de vigilância em saúde, com definições claras de responsabilidades, princípios, diretrizes e estratégias.

A criação da política é resultado de propostas apresentadas durante a Conferência, e foram formuladas por acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). A consolidação da Política Nacional foi feita pela Comissão Instersetorial de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O documento prevê a garantia do financiamento das ações da vigilância em saúde, de forma tripartite, com recursos e tecnologias necessários ao cumprimento do papel institucional das três esferas. A PNVS está centrada no direito à proteção da saúde e alicerçada no SUS público e de qualidade.

Entre os avanços está a promoção do controle social e da formação e capacitação em vigilância para os profissionais de saúde do SUS e o desenvolvimento de estratégias e ações de educação, comunicação e mobilização social.

São responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: assegurar a oferta de ações e de serviços de vigilância em saúde; estabelecer e garantir a articulação entre os setores responsáveis pelas políticas públicas; desenvolver estratégias para identificar situações que resultem em risco de agravos à saúde, adotando medidas de controle quando necessário; entre outras.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde