Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

MONITORAMENTO

HEMOVIGILÂNCIA - NOTIFICAÇÕES EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA

HEMOVIGILÂNCIA

Conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue com o objetivo de obter e disponibilizar informações sobre eventos adversos ocorridos nas suas diferentes etapas, para prevenir seu aparecimento ou recorrência, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e receptor.

Referências:

Instrução Normativa n° 1/2015  - Diretrizes do Sistema Nacional de Hemovigilância.

Guia para Hemovigilância no Brasil - Guia para Hemovigilância no Brasil (Tema 10.10 da Agenda Regulatória 2017-2020).

NOTIVISA

Guia de utilização do NOTIVISA como instrumento para o monitoramento das notificações de reações transfusionais

VIGIPÓS

Sistema de avaliação e alerta, organizado para coletar e analisar as informações sobre as queixas técnicas ou os eventos adversos quando do uso de produtos sob vigilância sanitária. Incluem-se o monitoramento dos produtos liberados para comércio (medicamentos, produtos para a saúde, equipamentos, entre outros) e os de origem humana (sangue, tecidos, células e órgãos). 

Referência:

Portaria MS nº 1.660/2009  - Institui o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária - VIGIPÓS, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, com parte integrante do Sistema Único de Saúde - SUS.

HEMOPROD

O HEMOPROD trata-se de um conjunto de planilhas contendo campos a serem preenchido com os dados de produção mensal de sangue pelos Serviços de Hemoterapia e enviados para a Vigilância Sanitária (VISA) local para fins de consolidação, posterior envio e geração dos dados nacionais da ANVISA.

Referência:

RDC ANVISA nº 149/2001  - Sistemas de Informação de Produção Hemoterápica.

BIOVIGILÂNCIA 

Biovigilância é um conjunto de ações de monitoramento e controle que abrangem todo o ciclo do uso terapêutico de células, tecidos e órgãos humanos desde a doação até a evolução clínica do receptor e do doador vivo com a finalidade de obter informações relacionadas aos eventos adversos para prevenir a sua ocorrência ou recorrência.

Referência:

RDC ANVISA n° 339/2020  - Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Biovigilância.

VGS - SISTEMA DE CONTROLE GERAL DO SANGUE, OUTROS TECIDOS, CÉLULAS E ÓRGÃOS

O sistema VGS - Sistema de Controle Geral do Sangue é destinado à gestão do ciclo do sangue no Estado do Rio Grande do Sul. É utilizado pelos serviços de hemoterapia para inclusão de informações de interesse da VISA.

Referência:

Portaria SES-RS nº 863/2015  - Dispõe sobre as condições para o funcionamento e a obrigatoriedade de utilização do Sistema de Controle Geral do Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos (VGS).

Centro Estadual de Vigilância em Saúde