Intoxicação Exógena
A intoxicação é o resultado da exposição a agentes tóxicos, podendo gerar sinais e sintomas variados que se apresentam após o contato com as substâncias tóxicas como remédios em doses excessivas, metais como chumbo e mercúrio, inseticidas, raticidas, agrotóxicos em geral, etc. A intoxicação aguda é uma forma de envenenamento que pode provocar reações locais, como vermelhidão e dor na pele, ou generalizadas, como vômitos, febre, suor intenso, convulsões, coma e até mesmo a morte. Portanto, na presença de sinais e sintomas que possam levar a suspeitar de intoxicação aguda, é muito importante ir ao pronto-socorro rapidamente, para o tratamento adequado.
Na dúvida o cidadão ou profissional de saúde pode receber orientação da melhor conduta pelo Centro de Informação Toxicológica: CIT 0800 721 3000
Toda Intoxicação Exógena deve ser registrada no Sistema de Informação SINAN.
Links relacionados
-
Portaria GM/MS nº 3.148, de 31 de agosto de 2022.
Altera o Anexo 1 do Anexo V à Portaria de Consolidação GM/MS n° 4, de 28 de setembro de 1017, para incluir a monkeypox (varíola dos macacos) na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.