Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

CÉLULAS E TECIDOS

Bancos de Células e Tecidos Germinativos (BCTG)

Banco de Células e Tecidos Germinativos - BCTG: serviço de saúde destinado a selecionar, coletar, transportar, registrar, processar, armazenar, descartar e liberar células, tecidos germinativos e embriões, para uso próprio ou em doação, de natureza pública e privada.

Referências:

RDC ANVISA nº 29/2008  - Regulamento técnico para o cadastramento nacional dos bancos de células e tecidos germinativos e o envio da informação de produção de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento.

RDC ANVISA nº 23/2011 - Regulamento Técnico para funcionamento dos bancos de células e tecidos germinativos. 

Alterada por: 

RDC ANVISA nº 72/2016  - Altera a RDC ANVISA nº 23/2011.

Bancos de tecidos humanos  

Os bancos de tecidos são os estabelecimentos que realizam a triagem clínica, social, física e laboratorial dos doadores, a retirada, a identificação, o transporte, o processamento, o armazenamento e a disponibilização dos tecidos humanos, de forma a garantir sua qualidade e segurança.

Banco de Olhos (BO)/Banco de Tecidos Oculares (BTOC)

Banco de Olhos ou Banco de Tecidos Oculares - BTCO é o serviço que, com instalações físicas, equipamentos, técnicas e recursos humanos, tenha como atribuições a realização de busca de doadores, entrevista familiar, obtenção do termo de consentimento livre e esclarecido da doação, triagem clínica e laboratorial de doadores, retirada, identificação, transporte para BTOC, avaliação, preservação, armazenamento e disponibilização de tecidos oculares de procedência humana para fins terapêuticos, de pesquisa, ensino ou treinamento.

Banco de Pele (BP)

Serviço que possui instalações físicas, equipamentos, recursos humanos e técnicas adequadas, destinado à captação, triagem clínica, laboratorial e sorológica, retirada, identificação, processamento, armazenamento e distribuição de tecido cutâneo e seus derivados, de procedência humana, para fins terapêuticos e de pesquisa.

Banco de Tecidos Musculoesqueleticos - BTME

O Banco de Tecidos Musculoesqueleticos realiza o processo de captação, triagem do potencial doador, coleta de tecido, processamento e armazenamento. Os materiais consistem em material ósseo, tendões, ligamentos, meniscos, fáscias e cartilagem.

Referências:

RDC ANVISA nº 55/2015 - Boas práticas em tecidos humanos para uso terapêutico.

RDC ANVISA nº 32/2012  - Diretrizes para embalagens primárias utilizadas no acondicionamento de tecidos humanos para fins terapêuticos.

Centros de processamento celular

Centros de Processamento Celular são os estabelecimentos responsáveis pela disponibilização de células humanas e de produtos de terapias avançadas, entre eles: as Células Progenitoras Hematopoiéticas provenientes de medula óssea e do sangue do cordão umbilical e placentário, bem como outros tipos de produtos celulares de origem humana, para uso em transplante, em pesquisa clínica e demais usos terapêuticos que venham a ser reconhecidos, garantindo a sua qualidade e segurança.

Referências:

RDC ANVISA nº 214/2018  - Boas práticas em células humanas para uso terapêutico e pesquisa clínica.

Alterada por:

RDC ANVISA nº 260/2018  - Regras para a realização de ensaios clínicos com o produto de terapia avançada investigacional no Brasil.

Células Progenitoras Hematopoiéticas (CPH)

Células multipotentes com capacidade de auto-renovação e diferenciação, capazes de promover a reconstituição hematopoiética, podendo ser obtidas da medula óssea, do sangue periférico (quando estas são mobilizadas da medula óssea por meio de medicamentos) ou do sangue do cordão umbilical ou placentário.

Referência:

Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário

Serviço responsável pela coleta, testagem, processamento, armazenamento e liberação de células progenitoras hematopoiéticas obtidas de sangue de cordão umbilical e placentário. Há dois tipos de bancos, os Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário para uso alogênico não-aparentado (BSCUP) e os Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário para uso autólogo (BSCUPA).

Referência:

ANVISA.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde