Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Chikungunya

Doença febril causada por um vírus caracterizada por dores fortes, especialmente nas articulações. Os sintomas duram até sete dias.

Chikungunya significa “aqueles que se dobram”, fazendo referência à aparência dos pacientes atendidos na região da Tanzânia onde ocorreu a primeira epidemia documentada desta doença.

A chikungunya é causada por vírus (CHIKV), do gênero Alphavirus, possuindo quatro genótipos, sendo que dois são encontrados no Brasil: Asiático e Leste-Centro-Sul Africano (ECSA).

A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti.

Outras formas menos comuns de transmissão são por meio de transfusão de sangue ou da gestante para o bebê. Não há transmissão por contato direto com um doente.

Abaixo, esquematização do ciclo de transmissão do vírus da chikungunya.


Após ser picado, o paciente pode levar de 02 a 12 dias para começar a ter sintomas.

A pessoa doente fica com o vírus circulando no corpo, em fase chamada de viremia, este período normalmente começa dias antes do aparecimento dos sintomas e pode perdurar por até 10 dias.

Nessa fase, se uma fêmea do mosquito Aedes aegypti picar a pessoa doente, ela vai ingerir o vírus juntamente com sangue, e após 03 a 07 dias passará a transmiti-lo. Depois disso, o mosquito fica transmitindo até o fim da vida, que pode chegar a 45 dias.

Febre alta, dor intensa nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, inchaço nas articulações, calafrios, vômitos e diarreia. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Diante de evidências, acredita-se que a defesas do organismo (anticorpos) da pessoa sejam duradouras e protejam contra novas infecções de chikungunya, ainda que causadas por diferentes genótipos desse vírus.

A pessoa deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria.

O serviço médico fornecerá as orientações necessárias para cada caso. Algumas informações gerais são importantes: repousar; passar repelente corporal (pois assim evita que o mosquito se infecte); utilizar roupas que cubram braços, pernas e pés (diminuindo as áreas disponíveis para o mosquito se alimentar); utilizar mosquiteiro, principalmente em pessoas acamadas.

O diagnóstico de casos suspeitos deve levar em consideração as questões clínicas (que são os sintomas) e epidemiológicas, como por exemplo, se o local de moradia ou trabalho é infestado pelo mosquito e/ou se existem outras pessoas com chikungunya na região.

Os exames laboratoriais são auxiliares na investigação, e nem sempre é necessário saber o resultado para iniciar o tratamento. Para essas suspeitas, podem ser realizados exames de laboratório que pesquisam a presença do vírus no corpo ou então anticorpos que reagiram à presença do vírus.

Não existe tratamento específico para chikungunya, o manejo das pessoas doentes é realizado de forma a reduzir sintomas.

A chikungunya pode ocasionar a morte.

Não existe vacina contra chikungunya aprovada para uso na saúde pública no Brasil.

A principal forma de evitar a chikungunya é evitando a picada do mosquito!

Clique aqui e conheça o ciclo de vida do mosquito e saiba o que fazer para eliminar criadouros de larvas.

Centro Estadual de Vigilância em Saúde