Centro de Informação e Documentação

Endereço: Rua Domingos Crescêncio, 132 Sala 104

Telefone: (51) 3901.1071 / Fax: (51) 3901.1078

E-mail: cidvs-cevs@saude.rs.gov.br

:: Acesse aqui as publicações::

Histórico

No ano de 2001, foi apresentado um sub-projeto pelo Centro de Informação e Documentação (CEIDS/ESP/RS) à Direção do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS), para criação de um Centro de Informação e Documentação (CID) para o CEVS/RS. Em 2003, a partir da criação de uma Portaria para a implementação do projeto de criação do CEVS/RS, visando a elaboração de um plano de ação, os funcionários foram consultados e convidados a apresentarem problemas percebidos na implementação do CEVS/RS. E, assim, 10 ações surgiram - entre estas a criação de uma Biblioteca com acervo específico de Vigilância em Saúde. Neste momento, inicia-se o Projeto de criação do CID, com a proposta de construir o acervo na área e Vigilância em Saúde para oferecer como suporte de trabalho aos técnicos deste Centro, como também preservar a memória da Instituição, gerenciar, orientar e normalizar o desenvolvimento de publicações, periódicas e não periódicas.

Atualmente o acervo possui 4.218 documentos e é composto por livros, revistas, CD, DVD, mapas, fitas VHS, planta arquitetônica, folhetos, TCCs, periódicos científicos, três jornais diários e artigos do Boletim Epidemiológico.

O CID possui os seguintes serviços:

• Serviço de referência;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Orientação ao usuário na localização da informação em bases de dados internacionais e nacionais, livros, periódicos, índices de publicação, entre outros;
  • Orientação na elaboração/criação de publicações periódicas e não periódicas conforme Manual de Identidade Visual do CEVS/RS e normas ABNT;
  • Orientação na elaboração/criação de artigo de periódico;
  • Registro de publicações com ISBN – Biblioteca Nacional do RJ;
  • Registro de publicações com ISSN – periódicas no IBICT;
  • Normalização de documentos – auxiliar o usuário na redação do trabalho técnico-científico e normalizar sua apresentação, consultando livros, manuais de metodologia da pesquisa e normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
  • DSI-Disseminação Seletiva da Informação;
  • Currículo Lattes – orientação no preenchimento;
  • COMUT – comutação bibliográfica.

Links de interesse

Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul

Bireme - Centro Latino-Americano e do Caribe de Ciências de Informação em  Saúde

:: Trabalhos de Conclusão de Curso ::

O Centro de Informação e Documentação (CID)  do CEVS/RS é responsável pela guarda e tratamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Graduação, Especialização, Mestrados, Doutorados e Pós-Doutorados – reunindo assim  a produção intelectual  de Vigilância em Saúde dessa Instituição.

Acesse aqui o formulário para preenchimento