Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Varicela

A varicela é uma infecção aguda, altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster (VVZ), da família Herpetoviridae. Clinicamente caracteriza-se pelo surgimento de lesões de pele maculopapulares, que em algumas horas tornam-se vesículas, das quais algumas se rompem e outras evoluem para formação de pústulas e posteriormente formam-se crostas, todo o processo é acompanhado por prurido. Frequentemente, os diferentes estágios evolutivos das lesões cutâneas (pápulas, vesículas, pústulas e crostas) ocorrem simultaneamente. 

A evolução para a cura geralmente ocorre em até uma semana. O quadro clínico pode vir acompanhado de febre moderada, prostração, cefaleia, anorexia e dor de garganta. Em crianças, a evolução geralmente é benigna e autolimitada. No entanto, em adolescentes e adultos, o quadro clínico tende a ser mais severo.

A transmissão pode variar de 2 dias antes do surgimento das lesões até o momento em que todas estejam em fase de crosta. A principal via de transmissão é pelo contato direto com a secreção respiratória de um indivíduo infectado ou com o líquido das vesículas. Mais raramente, a transmissão se dá de forma indireta, pelo contato com objetos recém-contaminados com secreção das vesículas. Ainda, é possível a transmissão da varicela durante a gestação, através da placenta.

Arquivos anexos

Centro Estadual de Vigilância em Saúde