Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Tétano Neonatal

Doença infecciosa aguda também conhecida como “mal de sete dias”, grave, não contagiosa, que acomete o recém nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante.

Tem como agente etiológico Clostridium tetani, bacilo gram-positivo, anaeróbico e esporulado, produtor de várias toxinas, sendo a tetanospasmina responsável pelo quadro de contratura muscular. O bacilo é encontrado no trato intestinal dos animais, especialmente do homem e do cavalo. Os esporos são encontrados no solo contaminado por fezes, na pele, na poeira, em espinhos de arbustos e pequenos galhos de árvores, em pregos enferrujados e em instrumentos de trabalho não esterilizados.

 A transmissão ocorre por contaminação, durante a manipulação do cordão umbilical ou por meio de procedimentos inadequados realizados no coto umbilical, quando se utilizam substâncias, artefatos ou instrumentos contaminados com esporos. O período de incubação é de  aproximadamente 7 dias, podendo variar de 2 a 28 dias. Não é doença contagiosa, portanto, não existe transmissão de pessoa a pessoa. 

Arquivos anexos

Centro Estadual de Vigilância em Saúde