Controle de infecções em estabelecimentos de saúde

Foto meio de cultura para Escherichia coli. Geoffrey Whiteway, 2012.
Cultura da bactéria Escherichia coli. - Foto: Geoffrey Whiteway, 2012 - retirado do site www.freepick.com - recursos gráficos para todos.

O Setor de Controle de Infecções em estabelecimentos de saúde executam ações específicas do controle das infecções hospitalares. Essas atividades compreendem a Coordenação da Comissão Estadual de Controle de Infecções  Relacionadas a Assistência em Saúde (CECIRAS), que promove encontros com os fiscais das Coordenadorias Regionais de Saúde e municípios, a elaboração e a implantação do Plano de Contingência de Mecanismos de Resistência nas infecções relacionadas à Assistência à Saúde causadas por enterobactérias (PLACON-RM), o monitoramento das notificações de infecções relacionadas à saúde (IRAS) bem como o monitoramento das notificações de microrganismos multirresistentes no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, o setor elaborou e implantou o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente cujos objetivos são o monitoramento dos Núcleos de Segurança do Paciente nos serviços de saúde e da investigação dos eventos adversos e óbitos em serviços de saúde. Além disso, o setor atua em conjunto com o setor de estabelecimentos em saúde realizando a fiscalização, a lavratura e a renovação de alvarás sanitários dos bancos de leite humano, laboratório analíticos, empresas de processamento de produtos para a saúde por óxido de etileno (ETO) e de serviços de oxigenoterapia (câmaras hiperbáricas). O setor elabora a regulamentação sanitária complementar, os roteiros de inspeção sanitária, investiga e encaminha as denúncias, presta assessoria técnica e firma termos de cooperação técnica para ações nesta área além de capacitar os fiscais sanitários e o setor regulado.

Contato: telefone: 51-32884074/32884076

E-mail: scies-dvs@saude.rs.gov.br